domingo, 27 de maio de 2012

Camarão-de-estalo




Bem, primeiramente, este é meu primeiro post aqui na Central de Bizarrices e, pra começar, vou lhes apresentar o Camarão-de-estalo.

Qualquer um que já tenha jogado GTA sabe como é a sensação de portar uma bazuca e sair pelas ruas explodindo tudo o que há em sua frente. Mas, convenhamos, não passa de um sonho que nunca irá se realizar. 

O que vocês não sabem é que, enquanto lastimamos por não possuir uma bazuca, existe um animal que tem essa dádiva.

O camarão-de-estalo, pertencente à família dos alfeídeos (Alpheidae), é um dos animais mais barulhentos do mar. Seu nome se dá devido a uma habilidade única que ele possui: uma de suas quelas (garras) é muito desenvolvida. Ao se fechar, ela produz um tremendo estalo que, além de fazer muito barulho, cria uma onda de choque luminosa cujo objetivo é matar ou atordoar a presa do camarão. Trata-se de uma onda de cavitação (combinação entre pressão, temperatura e velocidade) que gera pressões acústicas de até 80kPa (não me pergunte, mas é uma medida grande) a uma curta distância. Esse clique dura menos de um milissegundo, mas é o bastante para que a criaturinha consiga atingir suas vítimas.

Esse é o único animal conhecido que consegue realizar o fenômeno batizado pelos cientistas de “sonoluminescência”, isto é, a emissão de rápidos picos de luz por bolhas que implodem através da estimulação sonora. Estudos acerca desse efeito indicam que o camarão-de-estalo consegue produzir um choque que atinge altíssimas temperaturas e um barulho imenso de 200 decibéis. Para que vocês tenham uma noção, 190 decibéis são suficientes para estourar nossos tímpanos, enquanto 198dB causam a morte de um homem adulto.

Lição de moral? Tamanho não é documento. E aposto que vocês sentiram vontade de trocar seus cachorros ou gatos por um bichinho desses.

Gabriel  Lago

Um comentário:

Mostre o que pensa de nossas bizarrices!